Saiba como se preparar para uma cirurgia no pulmão
Vai ser submetido a uma cirurgia no pulmão? Saiba como se preparar melhor!
Receber um diagnóstico e uma notícia de que será necessário realizar um cirurgia no pulmão pode ser bastante estressante.
Geralmente o tempo entre a notícia e a cirurgia leva de um a dois meses, pois além de exames complementares, muitas vezes há o tempo de autorização do procedimento pelo seguro de saúde. Portanto, há bastante coisa que você pode fazer para se preparar melhor.
Aqui vão algumas dicas importantes:
- Escolha um médico cirurgião que lhe passe confiança e que esclareça suas dúvidas. Uma boa relação médico-paciente é fundamental para atravessar esse período com mais calma.
- Se você possui outras doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, arritmias ou cardiopatias por exemplo, é hora de estar com tudo bem controlado. Consulte seu médico e o coloque em contato com seu cirurgião. Informe todos os medicamentos de uso contínuo, pois alguns precisam ser suspensos antes da cirurgia.
- Se você é fumante, é hora de parar! Tente aproveitar esse momento difícil e transformá-lo num estímulo a mais para parar de vez com esse hábito. O tabagismo é um fator importante de complicações no pós-operatório, portanto, parar antes da cirurgia pode evitar muitos problemas. Converse com seu médico e procure ajuda profissional. Existem muitos recursos para te ajudar!
- Tenha um familiar ou amigo por perto para te acompanhar e te apoiar nesse período.
- Faça exercícios físicos! Mesmo que você seja totalmente sedentário, é importante começar a se mexer! Inicie com caminhadas leves na rua ou na esteira, ou bicicleta ergométrica. Melhor ainda se puder contar com ajuda de um profissional de fisioterapia ou educação física.
- Programe-se para se dedicar a sua recuperação no pós-operatório. Converse com seu médico para saber quanto tempo ficará internado e qual será o período de afastamento do trabalho. Tenha alguém da sua confiança que possa te ajudar após a alta.
- Lembre-se que a cirurgia pulmonar requer atividade física no pós-operatório também! Então, se tiver condições, já deixe programada uma rotina de atividade física supervisionada para quando receber alta.
- Se for operar longe de sua cidade, programe-se para não precisar pegar avião dentro de duas semanas após sua alta.
- Se você usa alguma medicação que possa retardar o esvaziamento gástrico como Ozempic, Victoza, Saxenda, é importante avisar seu médico pois pode ser necessário suspender com mais antecedência.
- Informe-se sobre os prazos de autorização do procedimento, e sobre possíveis custos extras. Um motivo comum de estresse no pré-operatório é a relação com o seguro de saúde. Então, sempre que possível, é melhor respeitar os prazos de liberação do que enfrentar uma batalha!
- Por fim, procure entender todas as etapas que se seguirão após sua internação. Um paciente informado e confiante aumenta as chances de sucesso!!!